Exposição de fotografia “A Mulher e o Desporto”, no Pavilhão Municipal de Castro Marim

Desporto

Decorreu ontem a inauguração da exposição “A Mulher e o Desporto”, de Jose Luis Rúa, no Pavilhão Municipal de Castro Marim. No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, foram também homenageadas as jogadoras do Castromarinense, recentemente campeãs nos escalões de juvenis e seniores.

Esta exposição de Jose Luis Rúa reúne um conjunto de fotografias que pretendem despertar para o lugar da mulher na prática desportiva. Aquilo que hoje é visto com normalidade, nem sempre o foi e apesar da participação feminina em competições desportivas remontar ao século XVIII, só nos recentes Jogos Olímpicos de Londres, de 2012, é que a mulher esteve representada em todas as modalidades do programa olímpico.

Jose Luis Rúa foi professor e chefe do departamento de Educação Física da IES Guadiana de Ayamonte e fundador de entidades desportivas de prestígio da mesma localidade. Apaixonado pela atividade física, mas não só, também pela fotografia, pela poesia, sendo inclusive autor de vários poemários e membro do grupo "Poetas do Baixo Guadiana", e ainda pela pintura. O autor é também um acérrimo promotor da Eurocidade do Guadiana, tendo sido, curiosamente, o primeiro utilizador espanhol da Piscina Municipal de Castro Marim.

A inauguração foi seguida de uma aula de Fitness do programa municipal “Põe-te em Forma” e de um jogo-treino de futsal feminino do União Desportiva Castromarinense.

Esta iniciativa enquadra-se ainda no plano de ação da Eurocidade do Guadiana, um espaço de oportunidades e de combate aos constrangimentos transfronteiriços, promovendo ações que contribuam para a convergência institucional, social, cultural e ambiental entre as localidades e criando assim oportunidades de desenvolvimento territorial e socioeconómico.

Poderá visitar “A Mulher e o desporto” até ao dia 10 de abril, no último piso do Pavilhão Municipal, aberto todos os dias entre as 9h e as 19h.