JOVENS PELO AMBIENTE - Cuidar do Planeta começa em casa

Ambiente

O município de Castro Marim lança aos jovens residentes no concelho, entre os 16 e os 25 anos, o repto de se candidataram ao programa de trabalho de verão "Jovens pelo Ambiente".

O objetivo é, através do exemplo, sensibilizar a comunidade a respeitar e cuidar do espaço público e a valorizar o ambiente, informar sobre a importância de produzir menos lixo, reciclar mais e reutilizar mais.

Por outro lado, esta é também uma iniciativa que pretende alertar, valorizar e dignificar o trabalho dos cantoneiros de limpeza, que, todos os dias, nos mesmos sítios, se esforçam por manter limpos os espaços que, não raras vezes, não são respeitados.

Porque a juventude é a idade da audácia, da bravura, do desafio e do crescimento e fortalecimento dos valores, porque não ter um verão diferente, com uma nobre missão: valorizar o ambiente e os agentes que dele cuidam.

Numa primeira fase são abertas 10 vagas, ficando os jovens em funções afetas ao Serviço de Juventude e Ambiente, em Castro Marim, de 18 de julho a 31 de agosto. Serão permanentemente acompanhados, tendo direito a uma bolsa semanal. A iniciativa inclui um programa de formação de 6 horas, seguro de acidentes pessoais e diploma de participação.

"Jovens pelo Ambiente" permite aos jovens uma oportunidade educativa não formal, aliada à experiência prática em contexto de trabalho, facilitando o seu desenvolvimento pessoal e social e a possibilidade de incrementarem o seu currículo.

*Inscrições através do email gam@cm-castromarim.pt (Gabinete de Apoio ao Munícipe).