Município de Castro Marim envolve-se com comunidade escolar nos Dias Culturais

Cultura
Desenvolvimento
Educação

Iniciativa do Agrupamento de Escolas do concelho, os Dias Culturais, que acontecem nos dias 3 e 4 de abril, são pautados por um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas destinadas aos alunos, este ano com o tema do Rio Guadiana, o “grande rio do sul”, que une o Algarve ao Alentejo e Portugal a Espanha. 

Intrinsecamente ligado à cultura e à história do concelho de Castro Marim, palco de conflitos que marcaram o nosso presente, de estórias de contrabando, de amores entre fronteiras, de transações comerciais, e, sobretudo, alma do Sal de Castro Marim, o Guadiana conserva até hoje a sua inigualável beleza, recortando a paisagem de um azul revigorante, entre o verde das estevas, oliveiras, alfarrobeiras e amendoeiras das margens. Mas é mais do que paisagem, pelas margens também ainda se conservam vivas algumas artes de pesca tradicionais e o rio oferece fantásticas condições para a prática de desportos náuticos e pesca desportiva.  

Assim, com o intuito de homenagear e transmitir a importância desta natural e incontornável influência na histórias e nas estórias de Castro Marim, e em todo o desenvolvimento social e económico que traz a o concelho, vão ser realizadas diferenciadas atividades lúdico-culturais que envolvem todos os alunos do Agrupamento, do pré-escolar ao 3º ciclo. De entre essas, destacamos a realização do workshop “Sais de Banho com sal marinho”, pela Tradições e Aromas - Quinta das Atalaias, do workshop sobre técnicas de embalamento de sal, de uma experiência de cinema imersivo, no “Playnetário”, do workshop de primeiros socorros, pelo núcleo da Cruz Vermelha de Tavira, e do passeio de barco pelo Rio Guadiana.

No âmbito dos Dias Culturais, acontece ainda, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 3 de abril (segunda-feira), a Noite Cultural, com canções, teatros, coreografias, recitação de poemas e outras performances trazidas pelos alunos.

Esta iniciativa conta com o apoio logístico e financeiro do Município de Castro Marim, que promove, no âmbito das suas políticas educativas, um forte envolvimento entre a comunidade escolar e a comunidade social envolvente.