Município de Castro Marim ganha a luta pela reabertura da extensão de saúde do Azinhal

Saúde

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, inaugura hoje, pelas 18h00, a reabertura da extensão de saúde do Azinhal.

“A luta começou no início do meu mandato, quando me deparei com o encerramento da extensão de saúde de Azinhal e Odeleite, e organizámos uma manifestação em frente à ARS Algarve”, declara o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que considerou esta resolução do anterior governo um “ato inexplicável e desumano, contra uma população fragilizada, envelhecida e carenciada”.

A negociação passou por difíceis conversações, que culminaram com o compromisso da ARS Algarve reabrir a extensão de saúde do Azinhal se a autarquia de Castro Marim realizasse as obras necessárias. As obras exigidas pela ARS, na perspetiva de melhorar a adequabilidade do edifício às suas funções de prestação de cuidados de saúde, incidiram na melhoria das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e, de uma forma geral, na melhoria das instalações, tanto ao nível técnico, como funcional e estético.

Concluídas as obras, há cerca de um ano, num investimento total que rondou os 30.000 euros, o Município de Castro Marim aguardava a reabertura dos serviços de saúde da freguesia.