Outubro Rosa | Altura caminhou pela prevenção do cancro da mama

Saúde

Este domingo, em Altura, cerca de 50 pessoas caminharam pela prevenção do cancro da mama. A junta de freguesia de Altura repetiu o repto do ano anterior, naquele que é o mês dedicado a esta causa.

Os donativos dos participantes, em troca de uma t-shirt, serão agora entregues à Associação Oncológica do Algarve.

O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, nos anos 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove o “Outubro Rosa”, onde sensibiliza para a derradeira importância do rastreio. São diagnosticados mais de 6.000 novos casos por ano de cancro da mama. Se diagnosticado precocemente, este cancro tem uma taxa de cura superior a 90%, por isso a melhor resposta é o rastreio.

A Junta de Freguesia de Castro Marim também promove no próximo domingo, dia 23, uma caminhada solidária integrada no Outubro Rosa, com partida agendada para as 9h00 na Praça 1º de Maio.