A Páscoa foi mais doce em Castro Marim

Patrimónios
Turismo

Com a celebração da Páscoa e a chegada do sol, foram muitos os turistas que escolheram o concelho de Castro Marim para passar o fim-de-semana prolongado. A juntar às celebrações religiosas, aconteceram eventos de cariz cultural e religioso, promovidos pelas autarquias locais, numa perspetiva de promoção e rentabilização da autenticidade deste município.

As praias – Alagoa, Cabeço e Praia Verde - foram locais de eleição, havendo quem já arriscasse o primeiro mergulho do ano. Mas os visitantes também aproveitaram para passear pelo valiosíssimo património histórico de Castro Marim, como ponto de referência a passagem de mais de 1000 pessoas pelo Castelo, ícone da vila e do município.

No sábado, dia 15 de abril, Castro Marim acolheu a Feira de Velharias, promovida pela empresa municipal Novbaesuris, e o mercadinho “Páscoa Doce”, organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, com o apoio do Município. As comemorações na vila foram encerradas pelo sublime concerto da Banda Musical Castromarinense, já no domingo de Páscoa, na Casa do Sal.

Em Altura foi a Feirinha da Páscoa, nos dias 15 e 16 de Abril, que completou o fim-de-semana. A zona junto à praia foi animada pela de venda dos doces típicos desta época festiva, como o folar, artesanato e outros produtos locais, mas também com muita animação infantil e musical, numa iniciativa da junta de freguesia de Altura e do Município de Castro Marim.

No Domingo de Páscoa, o mercadinho “Páscoa Doce”, organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, promoveu o melhor do artesanato, produtos tradicionais e doçaria castromarinenses na Praça 1º de Maio. A iniciativa, que contou com muita animação musical, workshops infantis temáticos e pinturas faciais, terminou com um sublime concerto da Banda Musical Castromarinense na Casa do Sal.

No plano religioso, a realçar a procissão do Enterro do Senhor, que aconteceu na sexta-feira Santa em Castro Marim, juntando dezenas de fiéis em redor do esquife do Senho morto, seguido por figuras alegóricas que ostentam um véu de luto.

Para os amantes da corrida, o Clube Recreativo Alturense e a Xistarca, organizaram, nos dias 14, 15 e 16 de abril, o “Challenge Algarve”, que atraiu equipas de atletismo de todo o país e passou pela Praia da Alagoa, Altura e Castro Marim.

No âmbito da sua política de desenvolvimento, assente na aposta dos recursos endógenos do território e numa agenda regular de eventos culturais e desportivos, a Câmara Municipal de Castro Marim apoiou logisticamente todos as iniciativas, procurando reforçar a atratividade do concelho e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes.