Por um Castro Marim + Limpo

Ambiente

Compete aos municípios a colocação de contentores para depósito de resíduos sólidos urbanos e a sua devida recolha; Compete à ALGAR, ou a outras empresas público-privadas do estado, a recolha de resíduos diferenciados, como plásticos, metais, papel, vidro e óleos e, em locais sub-regionais sob a sua gestão, a receção de entulhos, betuminosos, fibrocimentos, pneus, móveis e verdes (restos de jardinagem). Caso o ecoponto onde efetua a deposição das sua embalagens e materiais recicláveis esteja cheio, deve contactar a Algar - número verde 800 203 251 e email geral@algar.com.pt.

Compete aos cidadãos e às empresas colocar os resíduos nos respetivos contentores ou proceder à sua entrega diretamente nos centros de receção de resíduos, sendo ilegal depositar quaisquer tipo de resíduos no solo;

O Município de Castro Marim tem assistido, todavia, a uma quantidade avassaladora de resíduos, muitas vezes despejada de forma ilegal pelos proprietários de habitações remobiladas, da limpeza de jardins, oficinas, explorações agrícolas e até entulhos de pequenas e médias obras. A nossa capacidade de resposta fica, naturalmente, comprometida, apesar do esforço constante para conseguirmos minorar o impacto, nomeadamente agendando a recolha seletiva de móveis e verdes e colocando 2 viaturas operacionais de serviço durante 6 dias por semana.

As recolhas de monstros e verdes têm sido efetivadas no prazo de 1 a 8 dias, mas, pelo volume e disseminação generalizada por todo o território, o impacto visual é de sujidade e desmazelo, o que não condiz com a dedicação do executivo e dos serviços operacionais da câmara municipal.

Apelamos à cooperação de todos os produtores de resíduos, através do cumprimento das seguintes regras:

- Colocar sempre os resíduos em sacos, devidamente fechados, dentro dos contentores para resíduos indiferenciados;

- Separar as embalagens dos resíduos indiferenciados e fazer a sua correta deposição nos ecopontos;

- A RECOLHA DE MONSTROS E DE VERDES não é cobrada na taxa municipal de resíduos sólidos urbanos, sendo um serviço GRATUITO realizado pela câmara municipal, mas que deverá ser solicitado e agendado através do telefone 281 510 778.

Em defesa do civismo e da dedicação de todos, para um Castro Marim + limpo e saudável.