Realidade Virtual, para um envelhecimento ativo

Ação Social
Saúde

O Município de Castro Marim vai acolher o inovador projeto “Reabilitar para a Vida”, que passa por usar a realidade virtual na reabilitação do idoso. Desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa-Centro Humanitário de Tavira, o projeto vai ser acolhido durante os próximos 3 anos pelos concelhos de Castro Marim, Alcoutim e Tavira e destina-se a pessoas com mais de 65 anos.  

Entendendo o envelhecimento populacional como um processo dinâmico, progressivo e inevitável, que limita a independência e a capacidade funcional das pessoas, esta iniciativa pretende promover um envelhecimento ativo, em que haja maior bem-estar e qualidade de vida, usando para isso uns óculos de realidade virtual e uma consola Wii com plataforma de equilíbrio, como uma ferramenta na reabilitação e estimulação física e cognitiva dos seniores.

A maioria das técnicas convencionais sofre muitas vezes o problema de não terem grande correspondência com as atividades do dia-a-dia do utente. A Realidade Virtual permite que tudo seja o mais aproximado possível à realidade, para que depois da intervenção haja uma transferência da aprendizagem para a vida diária da pessoa.

Para se inscrever ou obter mais informações deverá contactar a Cruz Vermelha de Tavira através do nº 281 323 473 ou dirigir-se ao Gabinete de Ação Social do Município de Castro Marim.

O projeto será implementado e acompanhado por uma equipa multidisciplinar, com psicólogo, terapeuta ocupacional, animadora sociocultural e apoio científico da Universidade do Algarve. “Reabilitar para a vida” é um projeto cofinanciado pelo PO CRESC Algarve 2020, apoiada por Portugal e União Europeia, no âmbito do “Portugal Inovação Social”.