Residência Artística RésVés expõe na Casa do Sal

Cultura

Foi ontem inaugurada a exposição que resultou da Residência Artística RésVés, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Um conjunto de trabalhos de várias áreas, que traduz a experiência do contacto de um grupo de jovens artistas com os artesãos de Castro Marim e que resultou numa exposição de muitas emoções.

O resultado apresenta novas e refletidas leituras sobre as artes tradicionais, transcritas em diferentes linguagens, como Arte Multimédia, Escultura, Fotografia Contemporânea e Curadoria.

Presentes na exposição estiveram também os artesãos envolvidos no projeto. Entre Castro Marim e Odeleite, o grupo pode contactar e experimentar a extração artesanal de sal e flor de sal, tabua, tecelagem, empreita, bilros, pintura, escultura em ferro e tipografia. O principal objetivo passava por valorizar e promover a produção artística como motor de desenvolvimento económico, combate à exclusão social e melhoria da qualidade de vida das comunidades, através da formação cultural e de um aumento da autoestima.

O ResVés é um projeto desenvolvido numa parceria da Universidade de Lisboa, com a Junta de Freguesia de Odeleite e a Câmara Municipal de Castro Marim, um investimento municipal no âmbito da preservação e reintegração social e cultural do património imaterial do concelho.

Esta exposição ficará na Casa do Sal durante um mês, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00.