Secretário de Estado da Saúde reabre extensão de saúde do Azinhal

Saúde

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, reabriu ontem à tarde a extensão de saúde do Azinhal, depois de 4 anos de “luta” dos dirigentes políticos da câmara municipal, da junta de freguesia e da população local, o polo de saúde da Unidade de Saúde Familiar Baesuris no Azinhal volta a funcionar, numa 1ª fase, uma dia por semana, das 8h00 às 14h00, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico, abrangendo cerca de 400 utentes.

“O encerramento desta extensão de saúde, bem como da de Odeleite, da responsabilidade do governo anterior, deixou desamparada uma população envelhecida e fragilizada, com problemas de mobilidade e dificuldade de acesso a transportes. Foi desumano e inexplicável”, declarou ontem o presidente da câmara municipal de Castro Marim, Francisco Amaral. O início do seu mandato foi precisamente marcado pela “luta contra esta insensibilidade do governo de então”, com uma manifestação em frente à ARS Algarve.

O processo foi moroso, mas a negociação culminou com o compromisso da ARS Algarve reabrir a extensão de saúde do Azinhal, se a autarquia de Castro Marim realizasse as obras necessárias, já concluídas há cerca de 1 ano, num investimento total que rondou os 30.000 euros. “Valeu a pena esta luta e este investimento do município. Agora vamos lutar pela reabertura da extensão de Odeleite”, diz o autarca de Castro Marim, sublinhando as declarações do Secretário de Estado Manuel Delgado de que a saúde é um direito que foi retirado àquelas populações.