Terra de Maio promoveu criação, sabores e saberes da Cabra de Raça Algarvia

Cultura

No Azinhal, a cabra de raça algarvia foi o centro de todas as atenções durante o passado fim-de-semana. A Terra de Maio, também conhecido como Feira da Cabra, decorreu de 26 a 28 de maio, levando mais saberes e sabores e também mais animação a esta aldeia, que é uma das mais tradicionais do concelho de Castro Marim.

Com um rico e diversificado programa, a Terra de Maio apresentou um leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região, promovendo os sabores do mundo rural, quer nas tasquinhas de gastronomia do evento, quer nas demonstrações de alta cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António e dos conceituados chefes Alípio Branco, David Domingues e Luís Brito. A ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) voltou a fabricar, pela 5ª vez, um queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5kg de flor de sal de Castro Marim. O “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” ofereceu quatro variedades de queijo: o genuíno queijo fresco, queijo fresco com amêndoas e passas, queijo fresco com coentros e salsa e queijo fresco com tomilho.

Fabricar queijo artesanal, na Queijaria em permanente funcionamento durante o evento, andar num balão de ar quente, experimentar a arte da ordenha ou ainda praticar equitação, foram outras experiências que esta Feira da Cabra proporcionou aos visitantes. Com bastante enfoque na animação infantil, a Terra de Maio oferecia também passeios de burro, tiro ao arco, a bibliomóvel com ateliers e jogos, tiro ao arco e pistas para tratores infantis.

As raças autóctones em exposição no evento, Cabra de Raça Algarvia e Ovelha foram das grandes atratividades do evento, uma exposição que resulta da parceria do Município de Castro Marim e da ANCCRAL, mas que se deve sobretudo aos criadores da região, voltando a acontecer o já tradicional Concurso da Cabra de Raça Algarvia.

Em palco estiveram grandes nomes da música nacional – o grupo de música popular “De Moda em Moda”, “Irmãos Verdades” e “TOY”.

No sábado, a manhã foi dedicada a um seminário com enormes contributos sobre a Lei da Saúde Animal, Apicultura e culturas de sequeiro, entre outras abordagens, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.