Tradicionais magustos celebraram S. Martinho em Castro Marim

Cultura

“Pelo São Martinho prova o vinho”, já diz o ditado e foi assim que se cumpriu mais um ano de tradição. As celebrações decorreram em vários locais do concelho, tendo sido Altura a encetar as primeiras provas logo no dia 2 de novembro. Este fim-de-semana foi a vez de Odeleite (9 novembro) e Alta Mora (10 novembro) e na segunda-feira, dia de S. Martinho, as celebrações decorreram no coração da vila raiana.

A tradição fez-se cumprir, com música popular a acompanhar estes convívios onde as castanhas deram o mote para se provar o vinho e a obrigatória jeropiga.

O destaque vai para o 15º Convívio de S. Martinho em Alta Mora, que, mais uma vez, lotou as inscrições com cerca de 500 participantes. Esta iniciativa junta o convívio de S. Martinho ao pedestrianismo e apresenta os montes e vales da serra algarvia aos participantes, num passeio que terminou com um almoço de confraternização, seguido do tradicional magusto e de um baile. Esta iniciativa, da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), tem registado um sucesso crescente, a par de outras, como o Passeio das Amendoeiras em Flor, que deverá acontecer em fevereiro de 2020.

Não sendo a promotora destas celebrações, a Câmara Municipal de Castro Marim apoia todas as iniciativas logística e/ou financeiramente, procurando incentivar e valorizar as múltiplas formas e expressões culturais populares, que estão hoje mais próximas do desenvolvimento turístico e económico que se pretende para este território. Em Odeleite o magusto foi uma iniciativa da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite e em Castro Marim da Junta de Freguesia de Castro Marim.