Um dia em festa no encerramento das Férias Ativas de Verão

Educação

Hoje foi o último dia das Férias Ativas de Verão em Castro Marim, numa edição que primou pela diferença e ainda maior dinamismo. Nesta festa comemoraram-se as novas amizades, experiências, aprendizagens e emoções trabalhadas ao longo de dois meses.

O dia foi marcado pela inauguração da pintura de um mural na Piscina Municipal, um projeto desenvolvido pelos jovens que participaram nesta edição das Férias Ativas, com o prof. Elias Gato, e que homenageia os patrimónios de Castro Marim. Seguiu-se um concerto surpresa, pelo prof. Nelson Ramiro, que acompanhou e trabalhou com as crianças na música final destas Férias Ativas. Depois do almoço, a tarde seguiu animada pelo DJ Adoça, com insufláveis e lasertag.

As Férias Ativas do Verão 2022 distinguiram-se por se ajustarem e responderem a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, através de uma parceria com a “Ser Igual - Associação de Serviços Especiais de Reabilitação e Igualdade”. Algumas atividades foram também articuladas e desenvolvidas com a colaboração do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», nomeadamente as visitas semanais ao Zoomarine. De referir que o CLDS 4G é promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

As artes, o desporto, a ciência e o património, foram os quatro principais eixos das atividades, que primaram por desafiar os grupos a experimentar, inovar e criar, sem perder de vista os valores da inclusão e da partilha, procurando, desta forma, contribuir para a melhor formação e capacitação cívica das nossas crianças e jovens.