Um regresso de casa cheia à Terra de Maio

Cultura

Este fim-de-semana, de 27 a 29 de maio, a aldeia do Azinhal voltou a acolher a feira Terra de Maio. Com a divisa da promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, e depois de três anos de interregno, esta foi uma das edições de maior afluência.  A abertura, no dia 27 de maio, contou com presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Com um rico e diversificado programa, a Terra de Maio apresentou um leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região, promovendo os sabores do mundo rural, quer nas tasquinhas de gastronomia do evento, quer nas demonstrações de alta cozinha dos conceituados chefes Noélia Jerónimo, Leonel Pereira e Ricardo Luz, bem como da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA. A ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) voltou a fabricar, pela 4ª vez, um queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5kg de flor de sal de Castro Marim. O “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” ofereceu quatro variedades de queijo: o genuíno queijo fresco, queijo fresco com amêndoas e passas, queijo fresco com coentros e salsa e queijo fresco com tomilho.

Apostando sempre em novas formas de atrair e promover a vinda de visitantes ao evento, a especial novidade desta Terra de Maio foi a experiência de voo cativo em balão de ar quente, mas havia também as oficinas de fabrico de queijo artesanal, da arte da ordenha ou do fabrico de pão, equitação e workshops de compostagem doméstica. Com um foco muito grande para as crianças, a Terra de Maio proporcionou ainda passeios de burro, tiro ao arco, a bibliomóvel com ateliers e jogos, tiro ao arco e pistas para tratores infantis.

Com muita animação musical, o evento contou com muita animação de rua, de portugueses e espanhóis, atuação do Rancho Folclórico do Azinhal e com os concertos de Némanus e do grupo de rock algarvio, IRIS. Ainda em palco, destaque para a estreia da peça “É disto que a minha Maria gosta”, do grupo de teatro do Centro e Cultura e Desporto do Trabalhadores da Câmara Municipal.

As raças autóctones em exposição no evento, Cabra de Raça Algarvia, Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia, são das grandes atratividades do evento, uma exposição que resulta da colaboração do Município de Castro Marim e da ANCCRAL, mas que se deve sobretudo aos produtores da região. Também a exposição de “Artefactos Agrícola e do Mundo Rural” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento, atraem muitos visitantes, num evento cujo objetivo passa por promover produtos locais e regionais resultantes das atividades ligadas à agricultura e à criação de gado.

No último dia, a feira recebeu também os cerca de 100 participantes do 4º Passeio de Motorizadas Antigas, uma organização da Associação Recreativa Cultural do Azinhal.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Odiana, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.