Universidade do Tempo Livre regressa com muitas novidades

Educação
Patrimónios

A Universidade do Tempo Livre (UTL) de Castro Marim reinicia a sua atividade, depois do interregno de dois anos a que a pandemia obrigou. Nesta reedição, debatida ontem com os alunos na Biblioteca Municipal de Castro Marim, procura-se trazer novas atividades, com maior estímulo à prática de exercício físico, tendo inclusive atividade programada de desporto com acompanhamento de fisioterapia.

Novidades serão também os "Clubes Mensais", com atividades sobre nutrição e bem-estar e leitura e poesia e o "Hábil Mente", que passa por exercícios de estimulação cognitiva. Estas novas ações pretendem fomentar a troca de experiências, dos saberes, das motivações e dos afetos. As artes decorativas, rendas, trapologia, dança, meditação e informática, serão alguns dos cursos de continuidade.

Em paralelo, e também com o objetivo de promover um envelhecimento ativo, reiniciam agora as aulas de hidroginástica do programa “Ao Ritmo dos 60”.

Continuando com a sua política de descentralização, o projeto UTL desdobra-se em 10 localidades - Altura, S. Bartolomeu, Rio Seco, Castro Marim, Monte Francisco, Junqueira, Azinhal, Corte Pequena, Alta Mora e Furnazinhas.

Aproveitando a circunstância, foi realizada a apresentação do projeto Info Cuidador, do Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa. Criado 2020, centra-se no cuidador informal/pessoa cuidada. A intervenção recorre ao uso das tecnologias de informação e comunicação para efetivar apoio e aconselhamento em várias áreas da saúde - enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala e assistência social.

A UTL é uma iniciativa promovida pelo Município de Castro Marim em parceria com a associação Odiana, em aproveitamento das sinergias criadas com outros projetos comparticipados pelo Município.

Mais imagens sobre esta notícia: