Universidade do Tempo Livre traz Arte Urbana a Castro Marim

Cultura
Educação
Patrimónios

Foi um dos reptos lançados pela autarquia de Castro Marim à Universidade do Tempo Livre (UTL), intervencionar alguns espaços públicos do concelho com trabalhos de Arte Urbana. As instalações foram feitas nos recantos de algumas povoações do município, dando uma nova vida a alguns espaços públicos.

Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do ano por cerca de 150 alunos da UTL de Castro Marim e vão agora colorir as povoações de São Bartolomeu, Altura, Castro Marim, Corte Pequena, Furnazinhas, Alta Mora, Azinhal, Monte Francisco. As manifestações artísticas passam sobretudo por trabalhos em lã ou tecido, também num revivalismo do património imaterial de Castro Marim. É verdade que já não há pisões para pisoar a lã, mas as mulheres do concelho continuam a fazer mantas e outros artefactos, que agora são utilizados para chamar a atenção dos visitantes.

“São mensagens de amor, paz, solidariedade e de envolvimento com a natureza que nos rodeia”, dizem algumas das utentes da UTL, manifestamente contentes com este repto, que agora contribui para embelezar o espaço público mas também para promover o trabalho que é desenvolvido pelos alunos.

Outro dos desafios da UTL durante este ano foi o curso de Danças de Salão, um pedido feito ao município pelos próprios formandos e que vai fazer a sua primeira demonstração no dia 23 de junho, pelas 19h00, junto ao Mercado Local de Castro Marim. Dentro do Mercado, estará patente uma exposição de alguns destes trabalhos de Arte Urbana, temporariamente deslocados para este espaço. 

A UTL é uma iniciativa do Município de Castro Marim e conta com a colaboração de vários parceiros, numa estratégia de promoção do envelhecimento ativo, que contribui também para a dinâmica territorial de quem cá vi e de quem nos visita.

Tal como nos últimos anos, a UTL contou com a colaboração da Associação Odiana. Com cerca de 150 formandos, esta iniciativa representa um investimento de cerca de 30 000 €.

Mais imagens sobre esta notícia: