Exposição "Alforge e o Ciclo da Lã"

Casa do Sal - Castro Marim
29 Fevereiro 2020 a 12 Abril 2020
Todos os dias, entre as 10h-13h e as 14h-18h.

Para muitos será um vocábulo desconhecido, mas o termo alforge derivará do árabe al-khurj, que data a utilização deste acessório no nosso território desde, pelo menos, a época islâmica. Era um acessório indispensável no quotidiano das gentes do interior, sobretudo no Algarve e no Alentejo e tanto podia ser utilizado pelo homem, para o transporte de pertences ou mercadorias compradas na feira, ou ao dorso dos animais de carga que as transportavam em longas distâncias.

Esta exposição debruça-se sobre a história social e cultural que é possível contar através desta peça utilitária, que era uma espécie de bolsa grande dividida em dois compartimentos. O que é, qual a sua origem, onde se usava, como se usava, a distinção entre o alforge de trabalho, o alforge festivo e o alforginho e o seu enquadramento no ciclo da lã e do linho, são algumas das curiosidades deslindadas neste trabalho de pesquisa e de recolha desenvolvido pelo Município de Castro Marim em colaboração com a Associação Cultural Amendoeiras em Flor.

No total estarão em exibição mais de 100 alforges, numa narrativa de cores, usos, costumes e tradições que nos permite um melhor entendimento e acolhimento do legado patrimonial e do território, nomeadamente do interior, e, em simultâneo, o desenvolvimento de um trabalho de preservação e promoção desta herança cultural.

A exposição será dinamizada por uma agenda de workshops, em colaboração com a Estação das Artes, a Universidade do Tempo Livre de Castro Marim e a “Tecelã”, nos quais se reproduzirá a confeção do alforge, mas que pretendem também reinventar esta peça, dando-lhe inclusive novas utilizações, como por exemplo a de arrumação de brinquedos.

• 14 de março | Ciclo da Lã – período da manhã
  • 21 de março | Confeção de Alforges  - período da manhã
  • 11 de abril | Lavrar do Alforge – período da manhã

A inscrição nos workshops é gratuita, no entanto o número de vagas é limitado, pelo que deverá inscrever-se previamente através no Gabinete de Apoio ao Munícipe ou através do nº 281 510 778.

Câmara Municipal de Castro Marim, Associação Cultural Amendoeiras em Flor, a "Tecelã", Estação das Artes, Universidade do Tempo Livre de Castro Marim e Federação do Folclore Português.