Acordeão d’Alma emocionou Castro Marim

Cultura

Decorreu no domingo, dia 7 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, o concerto “Acordeão d’Alma”, enquadrado na celebração do Dia Mundial do Acordeão, promovida pela Confédération International des Accordéonistes (C.I.A) IMC an NGO official partner of UNESCO.

O concerto, que emocionou o auditório cheio da Biblioteca, encarnou a história do acordeão, homenageando a “alma” e a cultura algarvias, intrinsecamente ligadas e diferenciadas por este instrumento.

Num painel em formato de tertúlia estiveram Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Ivan Dias, realizador e produtor do documentário “A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio”, exibido no início do evento, Paulo Pires, programador cultural, o reconhecido acordeonista João Frade e Hermenegildo Guerreiro, professor de música.

O palco foi inaugurado pelo jovem acordeonista Hugo Madeira, aluno da escola de acordeão da Associação Mito Algarvio, com apenas 10 anos e vencedor da categoria “National Trophy 10 and under” inserida no Troféu Mundial de Acordeão. Seguiram-se emocionantes momentos musicais, que encheram a alma a todos os presentes, com o Duo Paris Moscovo (composto pelos campeões mundiais Domi Emorine e Roman Jbanov), João Frade (campeão do mundo), João Filipe Guerreiro (vice campeão do mundo), Nelson Conceição, Emanuel Marçal e Anabela Silva.

Simultaneamente, o artista Carlos Luz captava em aguarela a essência de cada música, conferindo uma tonalidade interdisciplinar e contemporânea a este momento, assim também conservado na sua leitura e pintura.

O projeto “Acordeão d’Alma” contemplou duas apresentações, a primeira, no dia 6 de maio, no Cine-Teatro Louletano e no dia seguinte em Castro Marim.

Iniciativa da “Mito Algarvio” (Associação de Acordeonistas do Algarve), o concerto "Acordeão d´Alma" em Castro Marim contou com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e do programa "365 Algarve".