Algarve prepara-se para ser palco da Copa Mundial do Acordeão 2020

Cultura

A Câmara Municipal de Castro Marim recebeu na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, o presidente da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), membro oficial da Internacional Music Council da UNESCO, Mirco Patarini, que veio visitar o palco da Copa Mundial de Acordeão 2020. Castro Marim.

Na receção, que decorreu esta tarde na Câmara Municipal de Castro Marim, estiveram membros da Associação Mito Algarvio e da autarquia, que manifestaram o imenso orgulho de receber esta Copa, em outubro de 2020.

A Associação Mito Algarvio pretende envolver toda a região, entidades que tutelam o conhecimento, a cultura e o turismo, como a Universidade do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Direção Regional de Cultura, entre outras, às quais será formalizado o repto.
Hoje, na visita técnica, confirmou o presidente da CIA as condições para as audições técnicas da prova mundial, que acontecerá em outubro na região algarvia, com especial enfoque em Castro Marim.

O presidente da Confédération Internationale des Accordéonistes estará também presente na Grandiosa Festa do Acordeão, que assinala o 8º aniversário da Mito Algarvio, uma festa que vai contar com as participações de reconhecidos acordeonistas – o campeão do mundo Petar Maric (Sérvia), Fábio Guerreiro, Rodrigo Veloso, David Mendes, Rodrigo Maurício, Tiago conceição, Hugo Madeira, David Mendonça, Filipa Nascimento e Inês Sousa.

A Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve nasceu há 8 anos, com o objetivo de salvaguardar, dignificar e promover o acordeão e o seu ensino em todas as suas vertentes. Tem sede no Barrocal, freguesia de Altura, e integra o mais importante organismo mundial de acordeão, a Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), Membro Oficial Internacional Music Council da UNESCO (IMC) e (NGO).