Algarve sem cirurgia cardíaca

Francisco Amaral, médico e Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, manifesta a sua profunda indignação pela opção do Governo em deixar o Algarve sem cirurgia cardíaca, tendo decidido na semana passada pela abertura de um Centro de Cirurgia Cardíaca em Évora, lançando assim para as calendas a sua abertura em Faro.

Desde 2016 que existe um projeto estruturado, com médicos especialistas definidos, para abertura de um Centro de Cirurgia Cardíaca no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). O Algarve tem uma população fixa e flutuante muito superior à servida pelo Hospital de Évora assim como a distância que separa Faro e Lisboa é muito superior.

Segundo Francisco Amaral “ é lamentável que continuem a morrer algarvios com doença aguda cardíaca, assim como que continue a aumentar a lista de espera de centenas de doentes a aguardar por uma intervenção cirúrgica cardíaca. É lamentável e revoltante esta decisão que, mais uma vez, revela que o Poder Central ostraciza o Algarve. É lamentável e revoltante".