Altura acolheu 18ª Prova de Natação de Mar “Vila de Castro Marim”

Desporto

O Leões do Sul Futebol Clube organizou no passado domingo, dia 11 de agosto, na Praia da Alagoa/Altura, a 18ª Prova de Natação de Mar “Vila de Castro Marim”. Os nadadores presentes tiveram uma dificuldade acrescida com o forte vento que se fazia sentir na Praia de Altura, para além da baixa temperatura da água, que impossibilitou alguns de participarem na prova, porque não dispunham de fato obrigatório, importante quando a temperatura da água pode por em causa a integridade física do atleta.

Integrada no XXVII Circuito de Natação de Mar do Algarve, a prova possuía duas vertentes: os atletas federados no circuito de Águas Abertas (prova oficial), que percorreram uma distância de 1500 metros de mar, e os atletas não federados, que participaram na prova popular de divulgação da modalidade, numa distância de 800 metros.

Gonçalo Bárbara (Clube de Natação de Rio Maior) foi o vencedor absoluto, repetindo o 1º lugar alcançado em 2018, com o tempo de 16:25:59, seguido de João Vasco Canadas (Clube de Natação de Rio Maior), com 16:30:07, e na 3ª posição João Pedro Chagas (Lusitano F.C. Frusoal), com 17:07:71. Em femininos, a vencedora absoluta foi Cátia Iordan Agostinho (Clube de Natação de Rio Maior) com o tempo de 17:11:31, no 2º lugar ficou Beatriz Carvalho (Clube de Natação de Rio Maior), com 18:44:03, e fechando o pódio a nadadora do Lusitano F.C., Clara Rodrigues, com o tempo de 18:58:07.

Por equipas, o grande vencedor foi a equipa do Lusitano F.C. Frusoal, seguido da equipa do Futebol Clube Ferreiras, fechando o pódio a formação O2 Triatlo. O 3º lugar alcançado em Masters G, pelo atleta Lopo Faísca. Foi a melhor classificação de um nadador dos Leões Do Sul Futebol Clube.

A prova “Vila de Castro Marim” organizada pelo Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural “Leões do Sul Futebol Clube” de São Bartolomeu do Sul, é o acontecimento de natação mais importante que se realiza no nosso concelho e é apoiada pela Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Altura, Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, Associação Naval do Guadiana, Eurotel Altura, Hotel Vasco da Gama, Veia & Calados, Empresa Frusoal e Intermarché-Altura.