Animação de Verão em Altura aliou Turismo e Patrimónios de Castro Marim

Patrimónios
Turismo

Durante os meses de julho e agosto, Altura acolheu os “Mercadinhos de Verão”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim em parceria com a Junta de Freguesia de Altura, que nasceu da vontade de promover o artesanato e impulsionar a comercialização dos produtos locais.

Aliando o turismo aos patrimónios de Castro Marim, os Mercadinhos de Verão são uma das muitas iniciativas do Município em prol da sustentabilidade da cultura e tradição locais. Outro exemplo, complementar aos Mercadinhos, foi a animação musical, que primou pela diferenciação e distinção, com uma aposta na cultura musical local.

Sem custos para os produtores e artesãos, os Mercadinhos constituíram uma oportunidade de negócio e foram uma janela para os Patrimónios de Castro Marim, nas suas mais variadas frontes. Lá, podíamos encontrar algumas das formas de artesanato mais representativas do nosso concelho, como a cestaria, a empreita ou a renda de bilros, mas também os sabores da terra, como os figos, o mel, as amêndoas e, claro, o sal e a flor de sal, que levam o nome de Castro Marim além-fronteiras.

A realçar ainda a conceção dos stands, que foram pensados e desenhados para o efeito, não só para os Mercadinhos de Verão, mas para os vários eventos do concelho. Funcionam como mercados ambulantes, com uma alusão expressa aos Patrimónios de Castro Marim, imagem uniformizada e patente numa rede de equipamentos municipais, como seja o Mercado Local de Castro Marim (http://www.castromarimlocalmarket.com) e Centro de Interpretação do Território.

Esta iniciativa enquadra-se no PADRE – Plano de Apoio ao Desenvolvimento Produtos Endógenos, cujo cofinanciamento será na ordem dos 70%, pelo CRESC Algarve 2020.

Quer os Mercadinhos, quer a animação musical, vêm complementar a oferta já existente em Altura, um extenso areal, águas calmas, a excelência dos estabelecimentos de restauração e as unidades hoteleiras qualificadas. O desenvolvimento turístico a que se tem assistido em Altura nos últimos anos deve-se a tudo isto, mas a afirmação deste destino deve-se, sem dúvida, a uma estratégia de crescimento cultural bem delineada, não só na localidade, como no restante território concelhio, realçando-se este ano a consolidação do Festival de Lucía.

“Iniciativas como estas, de valorização do património e dos recursos locais, abrem caminho à sustentabilidade económica, mas são sobretudo um grande estímulo social, reforçando a identidade e a autoestima da comunidade e potenciando assim uma maior e unificada projeção do território”, realçou o presidente do Município, Francisco Amaral, sobre a criação destes eventos.