aqui há história! - Hora do Conto na Biblioteca Municipal de Castro Marim -

Educação

Com arranque já no mês de novembro, o “aqui há história!” é uma iniciativa que pretende transformar a leitura num momento recreativo e dirige-se aos alunos da pré-escola e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

Assim, em todas as sessões, depois da leitura da história há um espaço para atividades interativas e dinâmicas, onde, com recurso à criatividade e à imaginação, as crianças têm oportunidade de dar corpo às aprendizagens retiradas do livro.

Destinado ao pré-escolar está a obra de John Kelly com ilustração de Steph Lab, “Posso Juntar-me ao Clube?”. A obra, integrada no Plano Nacional de Leitura, conta uma história sobre amizade, diferença, tolerância e um clube onde todos podem entrar! O Pato quer juntar-se a um clube, para fazer novos amigos. Mas cada clube em que ele tenta entrar faz muitas exigências e ele não consegue rugir como um leão ou ter a memória de um elefante… resultado? «Candidatura recusada» é o que ele ouve a cada tentativa… O que poderá o pobre pato fazer?

Para o 1º Ciclo “Conversas de Capoeira e Muita Brincadeira”, de Palmira Martins, sobre a importância de partilhar ideias, opiniões, revelar sentimentos. Conversar é próprio dos humanos. Mas… serão só os humanos a gozar deste privilégio?

Numa estreita colaboração com o Agrupamento, esta iniciativa, a par de outras que decorrem durante todo o ano letivo, pretende aguçar a curiosidade, explorar a criatividade e dar asas à imaginação, exercitando a expressão oral e a capacidade de retenção de informação.