Autarquia de Castro Marim entrega fardamento a Serviços Externos e Motoristas

A Câmara Municipal de Castro Marim entregou hoje o primeiro fardamento a 72 funcionários, motoristas e afetos aos serviços externos do Município, mas já foram também entregues aos funcionários da Piscina Municipal, Pavilhão Municipal, auxiliares do 1º ciclo e colaboradores na área do desporto.

O principal objetivo desta medida é associar a imagem institucional do Município aos serviços prestados, numa valorização das atividades e responsabilidades desenvolvidas por estes funcionários.

Por outro lado, o fardamento é fundamental para a proteção individual dos funcionários, que, dependendo das suas funções, se encontram muitas vezes em situações de risco, como exposição ao ruído, a poeiras, radiações, contacto com substâncias perigosas ou exposição a atmosferas com oxigénio rarefeito. Assim, o vestuário entregue vai de encontro às necessidades mais frequentes, nomeadamente vestuário que facilite a visualização do trabalhador de dia e de noite, com tecidos fluorescentes e/ou refletores, vestuário para proteção térmica (polares, blusões e fatos impermeáveis) e vestuário anti estático e ignífugo. Cada trabalhador fica também responsável pelo preenchimento de uma ficha de risco e das condições do seu equipamento.

Esta iniciativa representa um investimento de cerca de 35.000 euros para o município de Castro Marim, uma média de 500 euros por trabalhador, e integra-se num conjunto de outras medidas que estão a ser promovidas, como o melhoramento e valorização dos locais de trabalho, com o objetivo de proporcionar um maior bem-estar individual e otimizar os níveis de motivação, envolvimento e compromisso das equipas.