Autarquia leva “A Incrível História do Sr. Solitário” às crianças de Castro Marim

Cultura

É uma história de amor, aquela que nos conta Elias Gato no seu livro “A Incrível História do Sr. Solitário”. Mas não tão-somente de amor, é de amor partilhado, uma história que aquece os corações de miúdos e graúdos, numa época em que importa reconhecer e privilegiar a diferença que esse amor traz ao mundo.

Divididos entre ofertas de Natal e de Dia de Reis, serão entregues cerca de 500 livros aos alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim. Estão ainda a ser organizadas algumas sessões de apresentação, em sala de aula, com o autor e a equipa da Biblioteca Municipal de Castro Marim.

Mas não podemos falar da “Incrível História do Sr. Solitário” sem falar da não menos incrível história de Elias Gato. Apaixonado pela ilustração e pelo cartoon, estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou em Pintura, e depois no Instituto de Educação, onde se tronou professor de Artes Visuais. Profissionalmente, trabalha como mediador cultural, professor, ilustrador e editor. Jovem de Castro Marim e entusiasta pela sua terra, o autor é um exemplo de empreendedorismo cultural. Depois de ganhar, em 2015, o Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce na categoria de Ilustração, com o livro “Orlando, o caracol apaixonado”, Elias Gato volta a trazer-nos o amor, com texto e ilustrações da sua autoria.

Com o livro, os interessados poderão adquirir, junto do autor, a maça do amor, produto artesanal feito em tricot pela @tecelã, outro exemplo de sucesso em matéria de empreendedorismo neste território, conduzido por uma jovem castromarinense, Liliana Bonança.

“É importante sugerir e sensibilizar os mais novos para aquilo que verdadeiramente importa na vida e é essa a mensagem deste livro. Numa sociedade de consumo, onde acumulamos mais e mais coisas, são cada vez menos os momentos e o espaço que guardamos para o amor. O Natal é também um tempo de reflexão e esperamos levar esta mensagem às crianças, mas também aos pais”, sublinhou a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, realçando também a paixão que moveu estes dois empreendedores na concretização dos seus sonhos.

Ainda no âmbito das comemorações de Natal, no passado dia 12 de dezembro a Câmara Municipal de Castro Marim promoveu várias sessões de uma peça teatro, também dirigidas aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do concelho de Castro Marim.