Autarquia premeia melhor aluno de cada turma com viagem a Barcelona

Educação

A Câmara Municipal de Castro Marim distingue, a cada ano, o melhor aluno de cada turma do 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com uma viagem cultural. Este ano foram contemplados 20 alunos, cujo empenho e dedicação escolar os levou de Castro Marim até Barcelona, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2018.

Num intenso programa cultural, este prémio é para a autarquia um investimento nos seus jovens, no seu desenvolvimento pessoal, a vários níveis.

Do roteiro constou, para além de uma visita com guia, a visita aos pontos emblemáticos da cidade, permitindo construir pontes no conhecimento desde o período romano ao medieval, desde o Palácio Real, onde crescera a infanta que viria a ser Rainha Santa Isabel de Portugal, à zona histórica, com uma arquitetura ainda dominantemente medieval, e um passeio pedonal por toda essa parte velha da cidade.

Durante as visitas também puderam observar a consequência das grandes exposições mundiais, que desde 1888 deixaram imponentes edifícios e implicaram uma transformação da estrutura urbana de uma das maiores cidades da Europa, Barcelona. Ainda hoje, ali estão e passam grandes nomes das artes e todos os fins-de-semana há um espetáculo com água, luz e música, que atrai milhares de visitantes.

Gaudi foi o artista que marcou a memória da maioria do grupo, pelo cunho que deixou em muitos edifícios, mas particularmente pela imponente Sagrada Família, um ícone da cidade. Ficou a vontade de voltar em 2026, data em que está prevista a sua inauguração. “Ramblas”, “chocolatería”, “têxteis”, “metro”, “bar das fadas”, “cidade olímpica”, “jardins”, “museu naval” e “submarinos” são nomes que jamais serão esquecidos por estes jovens castromarinenses.

A viagem foi uma oportunidade única para alguns jovens, que no final anunciavam com entusiasmo “a viagem da minha vida”. Para outros, esta não foi a primeira viagem deste âmbito, reconhecendo que esta recompensa pelo mérito é uma excelente forma de se motivarem, “acho que a este nível a escola de Castro Marim é muito boa, viajar é a melhor coisa que se pode fazer ao longo da vida”.

Este ano a autarquia passou a premiar também os alunos do Quadro de Excelência, com médias acima dos 4,5 valores, jovens cujo esforço tem que ser reconhecido e valorizado e que contribuem, também, para o prestígio do estabelecimento de ensino.

Mais do que um incentivo, este é um investimento no apoio integrado à Educação e à valorização do ensino no Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com o qual o Município, em estreita cooperação, desenvolve um programa vasto de atividades.