Balanço positivo do projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”

Ambiente
Cultura
Desporto
Turismo

Foi ontem, no Mercado Local de Castro Marim, que se apresentaram os resultados da “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”, um projeto que incidiu na capacitação de agentes, facilitadores e dinamizadores da via pedonal.

Com o apoio do Fundo Ambiental, as ações desenvolvidas passaram por criar parcerias e aproximar o tecido empresarial do turismo de natureza, para que se possa mais facilmente chegar a quem o pode usufruir.

Entre setembro e novembro de 2019, foram realizadas diversas ações no âmbito da biodiversidade, do património cultural e do ordenamento do território, nos municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo. Segundo a Via Algarviana, foram ações estratégicas para perceber as necessidades dos agentes do terreno, que passam muito pelo investimento em formação.

A Via Algarviana liga o Algarve pelo interior serrano, desde Alcoutim a Sagres, numa distãncia de 300km. Em Castro Marim a passagem é a nordeste, sendo de maior expressão e relevância a aldeia das Furnazinhas, onde está o Município está neste momento a promover a instalação de fibra ótica, uma iniciativa que representa uma indiscutível valorização do interior do concelho, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca no setor do turismo.

No final desta sessão de apresentação do projeto, foi inaugurada a exposição “Os Ofícios Tradicionais”, patente até ao dia 17 de abril e que reúne uma mostra das peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projeto Via Algarviana, propondo uma viagem pela cultura e património singular do Algarve. Recorde-se que o Mercado Local acolhe também o Posto de Informação Turística da Região de Turismo do Algarve, constituindo-se um espaço privilegiado para a promoção da Via Algarviana.

Mais imagens sobre esta notícia: