Castro Marim avança com apoio aos produtores de ovinos e caprinos

Proteção Civil

Ainda durante esta semana o Município de Castro Marim irá distribuir os cerca de 20.000 euros de investimento em rações e palha que já adquiriu para apoiar os produtores de ovinos e caprinos que ficaram sem forma de alimentar os seus rebanhos, na sequência do incêndio que deflagrou a semana passada e deixou mais de 1800 hectares ardidos no concelho.

Este apoio deverá fazer face às dificuldades até à época das chuvas. Alicerçados num sistema de produção extensivo (em que a base alimentar são as pastagens naturais), os produtores ficaram sem a principal fonte de alimentação para os rebanhos, colocando a sobrevivência dos animais em causa e a sua subsistência económica.

Paralelamente, estão já no terreno várias equipas para apoiar os agricultores no preenchimento das fichas de ocorrência de prejuízos agrícolas, agora nas sedes das juntas de freguesia de Odeleite e Azinhal mas em breve de forma itinerante, através da Bibliomóvel. Este levamento é uma condição necessária para que os lesados possam depois candidatar-se aos apoios anunciados pelo Governo através da Direção Regional de Agricultura e Secretaria de Estado do Ambiente. Também com base neste levantamento, a Câmara Municipal irá posteriormente criar apoios imediatos.