Castro Marim celebrou Dia da Mãe com tributo a Lúcia, mãe de Paco de Lucía

Cultura

No Dia da Mãe, 2 de maio, Castro Marim celebrou as raízes maternas de Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo. A mãe do eterno génio da guitarra e “mestre absoluto do flamenco” era Lúcia Gomes, natural de Monte Francisco, e o seu semblante lusitano sempre o inspirou, tendo inclusive lançado os álbuns Castro Marín” (1981) e “Luzia” (1998), no intuito de o homenagear.

Lúcia Gomes, que deu também o nome artístico a Francisco Gustavo Sánchez Gomes, Paco de Lucía, é agora homenageada no livro infantil “Luzia”, uma obra de Pedro Seromenho com ilustração de Elias Gato e que foi ontem apresentada no Memorial Paco de Lucía, em Monte Francisco (Largo Manuel Gomes).

Esta merecida homenagem às mulheres e às mães, cujos legados nos guiam e inspiram, contou também com um emocionante concerto de Pedro Jóia Trio. Devido à situação pandémica, os eventos tiveram uma lotação restrita, mas foram transmitidos em direto no facebook e youtube do Município de Castro Marim e do programa cultural Bezaranha, um projeto que resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) e que visa apoiar os artistas locais de cada município, realizando também itinerâncias entre concelhos.

Castro Marim tem trabalhado e procurado ampliar a relação umbilical que Paco de Lucía transportava na sua música. Assim nasceu, em 2017, o Festival de Lucía, uma homenagem a Paco de Lucía, mas também às mulheres, resgatando e reconhecendo a memória da mãe de Paco e dando-lhe uma nova e viva voz, trazida pela nossa fadista Mariza, madrinha e embaixadora da iniciativa.

Produzido como recurso pedagógico de um projeto cultural e recreativo, “Luzía” será agora levado aos agentes educativos e aos alunos, procurando levar as heranças e enlaces culturais que Paco de Lucía imprimiu na sua musicalidade, mas também criando um lugar de reflexão sobre o plano da igualdade de género e a importância e o lugar da maternidade na nossa sociedade.

O livro “Luzia” é uma iniciativa enquadrada no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia e cofinanciado a 70% pelo FEDER.