Castro Marim promoveu rastreio gratuito de doenças de pele

Saúde

Cerca de 250 pessoas aderiram ao rastreio gratuito do cancro e outras doenças de pele, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim entre 9 e 11 de maio.

Destinado a toda a população, esta iniciativa é anualmente desenvolvida pela autarquia, repartindo-se em duas ações: uma antes do verão, que se debruça também sobre os cuidados a ter com na exposição solar, e outra no mês de outubro, depois do encerramento da época balnear.

À semelhança das ações anteriores, esta contou com a colaboração voluntária da médica dermatologista Manuela Aguiar e com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Agrupamento de Centros de Saúde do Sotavento.

A realização periódica destes rastreios tem permitido a deteção de lesões tumorais, depois encaminhadas com urgência para o Hospital de Faro, e o tratamento de lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido, adquirido para o efeito.