Castro Marim quadruplica apoio aos Bombeiros Voluntários de VRSA e Castro Marim

Proteção Civil

O Município de Castro Marim celebrou, na passada sexta-feira, um Protocolo de Colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de VRSA e Castro Marim (AHB), destinado à Manutenção da Força Mínima de Intervenção Operacional do Corpo de Bombeiros no biénio 2021-2022.

Foi assim atribuído um subsídio no montante anual de 180.000 euros, quadruplicando a verba transferida pelo Município de Castro Marim à AHB há 4 anos. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, “Este é um apoio mais estável e que responde às necessidades e despesas inerentes ao serviço permanente de socorro que os Bombeiros Voluntários prestam no Município de Castro Marim” Estes são serviços que exigem um dispositivo permanente, quer em meios, quer em recursos humanos, e que representam um esforço económico elevado, não colmatado pelas transferências de estado.

Castro Marim irá, ainda este ano, avançar com a construção de uma unidade local de formação na aldeia do Azinhal, com capacidade para formar agentes de proteção civil e bombeiros da região e fora dela, nas mais variadas matérias. Será também um quartel de pré-posicionamento de meios para eventuais catástrofes e pode vir a ser uma unidade de alojamento para apoio a unidades de intervenção no território Algarve-Andalucía. Um investimento de 900.000 euros, cofinanciado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020), através do projeto 0753_CILIFO_5_E, com uma taxa de comparticipação FEDER de 75%.  Esta unidade irá reforçar a posição estratégica dos BVRSA no Algarve e colocar o Baixo Guadiana como centro de pré posicionamento de meios.