Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais reuniu em Castro Marim

Proteção Civil

Decorreu ontem na Biblioteca Municipal de Castro Marim uma reunião no âmbito do desenvolvimento do projeto do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).

Na sessão de boas-vindas tiveram a palavra o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e Juan Sánchez Ruiz, responsável técnico do CILIFO e diretor do Centro Operativo Regional, com sede nos Serviços Centrais (Sevilha), que realçaram a importância deste trabalho em rede, no qual Castro Marim terá um papel fulcral, com a construção de uma Unidade Local de Formação no Azinhal, com capacidade para formar agentes de proteção civil e bombeiros da região e fora dela, nas mais variadas matérias. Esta Unidade será também um centro de pré-posicionamento de meios para eventuais catástrofes e pode vir a ser uma unidade de alojamento para apoio a unidades de intervenção no território Algarve-Andalucía.

Parceria entre 15 entidades de Portugal e de Espanha, lideradas pela Junta de Andalucía, o CILIFO trabalhou nos processos relativos à criação de infraestruturas e no desenvolvimento das áreas da formação, sensibilização e inovação na temática da luta contra incêndios florestais.

- Sobre o CILIFO -

O CILIFO junta o Alentejo, o Algarve e a região espanhola da Andaluzia num projeto que pretende, num objetivo alargado, melhorar a capacidade de resposta das entidades e autoridades implicadas no combate aos incêndios florestais. Para isso, pretende reforçar e promover a cooperação, os procedimentos de trabalho e a formação entre os Dipositivos de Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais dentro da área de cooperação da Euro Região Alentejo – Algarve – Andaluzia, fomentando ainda a criação de emprego e a economia rural ligada à paisagem e reduzindo o custo económico associado ao impacto dos incêndios.

Este projeto tem uma duração de três anos (até 2021) e prevê um investimento na ordem dos 24 milhões de euros, dos quais 75% são financiados pela União Europeia no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020).