Concerto de Mickael Carreira encerra Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires

Patrimónios

Durante cinco dias, de 11 a 15 de agosto, Castro Marim viveu as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, padroeira da vila raiana, uma das celebrações mais emblemáticas para a população e que acolhe, todos os anos, milhares de visitantes, pela força e beleza do momento religioso e pela excelência do cartaz musical, que foi ontem fechado por Mickael Carreira.

Depois de 18 anos afastadas do coração de Castro Marim, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires regressaram o ano passado ao seu local original, conferindo-lhe agora uma maior familiaridade e envolvência com a comunidade, mas também uma reaproximação da sua essência, essencialmente religiosa e cujo ponto alto aconteceu ontem, com a Procissão em Honra de N. Sra. dos Mártires.

Às celebrações religiosas juntam-se a o artesanato, a etnografia, a gastronomia e a animação musical. Pelo palco da Praça 1º de Maio passaram este ano as ARUTLA, “Baby Lores & Luís”, “ALBuhera” e Mickael Carreira. O arranque das comemorações foi este ano diferente, assinalando o Dia Internacional da Juventude com uma Color Run e Festa da Espuma, numa iniciativa nascida pela parceria de um grupo de jovens de Castro Marim com a Câmara Municipal, Associação Rodactiva e o Motoclube “Os Piratas”.

das novidades deste cartaz foram as atividades desportivas, nomeadamente recuperando o futebol, que era uma prática comum nestas comemorações. A introdução destes novos conteúdos na programação cultural das Festas, a par do regresso ao palco da Praça 1º de maio, surgiu na sequência de um debate público, organizado depois da edição de 2015, para auscultar a opinião dos castromarinenses sobre este evento, que é uma das mais relevantes para o concelho.

O futebol foi outra das tradições recuperadas destas celebrações, este ano com o arranque do torneio anual de futsal “Nelson Solá”, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.