Dia de Reis comemorado em Castro Marim

Cultura

Celebrou-se no sábado, 6 de janeiro, o Dia de Reis, o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar. Em Castro Marim, a data foi assinalada pela passagem dos Reis Magos de Ayamonte, no âmbito da Eurocidade do Guadiana, e pela Cavalgata de Reis, iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim.

Vindos de Ayamonte, no dia 5 de janeiro, sexta-feira, os Reis Magos visitaram os alunos da Escola Primária de Castro Marim e os utentes da St. Casa da Misericórdia, seguindo depois para Vila Real de St. António e terminando em Ayamonte, num das iniciativas abraçadas pela Eurocidade do Guadiana e que promove a partilha da cultura e tradições de cada um dos municípios raianos.

No dia 6 de janeiro foi a vez dos Reis Magos chegarem à Casa do Sal, numa Cavalgada que une Monte Francisco a Castro Marim. A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Castro Marim e assinalou também o encerramento da exposição “Presépio de Sal, patente na Casa do Sal durante o último mês e que acolheu milhares de visitantes, superando todas as expetativas e as edições anteriores.

Antes da chegada dos Reis Magos, a Casa do Sal acolheu a Hora do Conto. Neste encontro, destinado a toda a família, o público, de miúdos e graúdos, ouviu as histórias trazidas pela professora e poetisa do Baixo Guadiana, Clara Correia, acompanhada por Mariano Serrano Pedro Gouveia, pelo professor e escritor Pedro Tavares, pelo escritor Hugo Pena, que trouxe um conto da sua autoria, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim Filomena Sintra, aqui na qualidade de mãe, e pelo auto popular de Castro Marim Manuel Palma, todos com o acompanhamento musical “Natalino”.

Filomena Sintra, com o pelouro da Cultura, aproveitou o momento para promover um jovem autor e ilustrador castromarinense com “A Incrível História do Sr. Solitário”, já em livro, de Elias Gato, vencedor do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce na categoria de Ilustração, com “Orlando, o Caracol Apaixonado”. Na presença do autor, foram distribuídos livros a todas as crianças presentes, mas as surpresas não ficaram por aqui! “A maçã, o amor da história, tricotada por outra jovem empreendedora, a Tecelã, foi um mimo especial entregue às crianças, como forma de valorização cultural e para marcar esta quadra de natal, onde os afetos são aquilo que menos há, mas sobretudo para lhes lançar um repto – que olhem todos os dias para elas e lembrem que todos os dias temos que PARTILHAR”, realçou Filomena Sintra.