Dias Medievais em Castro Marim, uma História de Sorrisos

Desenvolvimento

“Passados 20 anos, muito trilharam caminhos da construção dos Dias Medievais em Castro Marim. Trouxemos até aqui o maior evento de Castro Marim, com responsabilidade, dedicação e muita partilha”. Foi assim que a vice-presidente e vereadora da cultura, Filomena Sintra, iniciou o seu discurso, na passada sexta-feira, num jantar-convívio com os colaboradores dos Dias Medievais em Castro Marim.

A iniciativa assinalou o sucesso da última edição, mas também os 20 anos deste evento, que tem promovido Castro Marim a nível nacional e internacional e é hoje um dos marcos incontornáveis da nossa história.

“A alma deste evento está no rigor, inovação, autenticidade do espaço, mas, em particular, no seu mágico palco de atores, artesãos e colaboradores. Seremos, sem dúvida, aquela recriação histórica que encerra mais de 45 profissões da época num ambiente único, o castelo. Ninguém é insubstituível, mas é a soma de cada um de nós que faz a diferença do evento. Uma palavra especial para os grandes mestres desta recriação histórica, os mestres e artesãos, alguns a integrar o evento há 20 anos, e para o Sr. Amadeu Chaves. Cada um de nós assume funções que não estão descritas em nenhum caderno de encargos, mas estão tatuadas na nossa alma e no nosso espirito de missão para com o evento e é isso que nos faz diferentes e é com esse espírito e esse nível de valores que continuaremos”, continuou a vereadora, acrescentando que “quando falamos em colaboradores, encerramos nesta definição as pessoas, as associações, as empresas, os figurantes, muitos que se vestem muito para além do papel de prestadores de serviços”.

O crescimento do evento e o envolvimento da comunidade, inovando, garantindo sustentabilidade e desenvolvendo a economia local, continuam a ser metas para a XXI edição dos Dias Medievais em Castro Marim.