Dress for Success nas comemorações do Dia da Mulher em Castro Marim

Desenvolvimento

A Casa do Sal, em Castro Marim, acolheu, no passado sábado, uma interessada plateia feminina para a iniciativa “Dress for Success”, que assinalou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março.

“Comemorar o dia da mulher é, acima de tudo, uma reflexão sobre o modelo de sociedade que queremos. Creio, que a valorização dos modelos familiares, é determinante, nessas discussões da promoção da igualdade. Temo, que a luta se faça para que as mulheres façam o mesmo que tradicionalmente se associava ao homem, acoplando todas as outras funções familiares. Nas funções públicas, já por si muito exigentes e desgastantes, para a mulher ainda é claramente diferente. Trabalho com um homem que não tem medo que a mulher que esteja ao seu lado também se apresente, brilhe, se for o caso, e se projete, portanto, agradeço a todos os homens, que tem contribuído para a promoção dessa igualdade, em casa, no trabalho e  na sociedade em geral”, realçou a vice-presidente da Câmara Municipal referindo-se ao autarca Francisco Amaral e dando assim início à sessão.

Este encontro, que celebrava as conquistas femininas - sociais, políticas e económicas, começou com o workshop “Mulher, Valoriza-te”, apresentado por Maria Teresa Durão, presidente da Dress for Success Lisbon, organização internacional sem fins lucrativos, que trabalha, há mais de 20 anos, pela independência económico-financeira de mulheres com poucos recursos, através de programas de ajuda na obtenção e retenção de emprego. Presente em 21 países e cerca de 150 cidades, a Dress for Success existe em Lisboa desde 2012 e já apoiou cerca de 2000 mulheres.

Seguiu-se uma tertúlia, à luz do tema “Empreendedorismo e Histórias de Vida no Feminino”, que reuniu cinco inspiradoras mulheres, quer pelo seu percurso de vida, quer pelo seu caráter empreendedor – Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Alexandra Gonçalves, diretora regional de Cultura do Algarve, Rosa Dias, empresária da Quinta Fornalha, Rosa Madeira, da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, e Elisabete Laurindo, engenheira civil e terapeuta do riso. A iniciativa terminou, inclusive, com uma pequena sessão de terapia do riso.

Este evento foi uma organização do Município de Castro Marim e do Ginásio da Educação Da Vinci de VRSA, com o apoio da Dress for Success Lisbon.