Encontro Regional do Desporto Escolar BTT em Castro Marim

Desporto

Decorreu ontem, dia 12 de abril, na encosta do Forte de S. Sebastião, na Vila de Castro Marim, um Encontro Regional do Desporto Escolar na modalidade de BTT, a contar para o campeonato regional do Algarve de BTT-XCO do desporto escolar.

A iniciativa envolveu cerca de uma centena de estudantes, oriundos de oito agrupamentos de escolas do Barlavento e Sotavento Algarvio, e realiza-se no âmbito do programa definido pelos responsáveis dos grupos/equipas de BTT do Desporto Escolar pertencentes à Direção dos Serviços Regionais do Algarve. A atividade privilegiou o contacto com a natureza, beneficiando das excelentes condições físicas e naturais da Vila de Castro Marim.

As dificuldades do terreno tornaram a competição muito disputada, pondo à prova as capacidades técnicas adquiridas pelos jovens. O BTT – XCO é uma modalidade que tem registado um forte crescimento na região algarvia, com um aumento considerável de praticantes a nível escolar.

O objetivo principal deste encontro passa por, segundo a organização, “proporcionar um momento de aprendizagem motora através da realização de vários troços técnicos típicos de XCO – subidas, descidas, vários tipos de curvas (curva/contracurva), partida em grupo, realização de topos e tipos de pedalada, mas também promover e valorizar a modalidade de BTT”.

Este Encontro Regional do Desporto Escolar contou, uma vez mais, com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim, Associação de Ciclismo do Algarve, Escola Básica 2, 3 de Castro Marim, Guarda Nacional Republicana – Escola Segura e Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.