ENSINAR NUTRIÇÃO - Castro Marim promove ações escola sobre alimentação saudável

Saúde

Durante a semana anterior, o Município de Castro Marim promoveu sessões sobre nutrição para o 1º ciclo das escolas de Castro Marim e Altura. Estas ações escola são parte de um trabalho que o Município tem vindo a desenvolver nas áreas da saúde e da reeducação alimentar e o incremento destas políticas na valorização dos produtos locais.

Desde abril deste ano que as ementas escolares estão a cargo de serviços especializados de nutrição, conseguindo-se assim uma alimentação mais saudável. Mas esta iniciativa vai além da reaprendizagem alimentar, promovendo e privilegiando também os produtos endógenos e de circuitos curtos. Para tal, os procedimentos administrativos serão realizados por lotes, permitindo a diversificação de fornecimentos através de pequenos produtores.

Neste mesmo âmbito, foram já concretizadas outras ações:

•  Implementação de um mais criterioso processo da seleção dos alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados;
  • Formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que facilitam as suas tarefas diárias e contribuem para um conceito de cozinha natural.
  • Desenvolvimento do 1º Programa Municipal de Combate à Obesidade, que engloba o desporto, a nutrição e a psicologia, além da articulação com o médico de família de cada utente e da promoção de iniciativas de caráter pedagógico.
  • - Promoção de programas desportivos, tais como o programa “Põe-te em Forma” e o programa “Ao ritmo dos 60”, que serão retomados logo que o contexto pandémico o permita.