Eurocidade do Guadiana no Carnaval de Altura

Turismo

A Eurocidade do Guadiana, que integra os municípios de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte, integra este ano o corso carnavalesco de Altura, nos dias 25 e 26 de fevereiro, cujo tema celebra os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia.

Na etapa final das comemorações dos 30 anos de adesão de Portugal à União Europeia, enquadradas no programa «30 anos 30 iniciativas», a Eurocidade do Guadiana, que desde o início se propôs ao desenvolvimento de um conjunto de iniciativas neste âmbito, leva agora ao Carnaval de Altura, com a anuência da CCDR Algarve e das Redes Europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network, um carro alegórico pintado pela artista plástica alemã Karina Muller, a residir em Ayamonte. O Parlamento Europeu e a Representação Europeia, através do seu “Espaço Europa”, no Instituto Jean Monet, em Lisboa, já providenciaram um conjunto de brindes para oferecer ao público durante o desfile, como forma de celebrar também a União Europeia. Colaboram ainda no programa «30 anos 30 iniciativas», e nesta ação em particular, entidades como o Centro de Informação Europe Direct Algarve, a Eurorregião AAA (Alentejo-Algarve-Andaluzia), a Associação Odiana e o Jornal do Baixo Guadiana, entre outras.

A iniciativa foi prontamente acolhida pela Junta de Freguesia de Altura e das Associações Locais, que, há largas semanas, trabalham incansável e voluntariosamente para a concretização da mesma. A sátira política será portanto o principal enfoque desta festa, com mais de 11 grupos de animação e 10 carros alegóricos, que representam a Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, o Grupo de Amigos de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor, o Intermarché e a Eurocidade do Guadiana.

O desfile, nos dias 25 w 26 de fevereiro (sábado e domingo) acontece sempre pelas 15h00.

No dia 26 de fevereiro, a organização está a planear um jantar e baile de Carnaval, animado pelo "Duo Reflexo, pelas 19h30, na Quinta do Sobral. O evento é aberto a toda a população, mediante reserva com pagamento na Junta de Freguesia de Altura, até ao próximo dia 22 de fevereiro (quarta-feira).

A 16ª edição do Carnaval de Altura tem a organização conjunta da Junta de Freguesia de Altura, Câmara Municipal de Castro Marim e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, no âmbito da campanha «30 anos 30 iniciativas», contando ainda com o apoio dos Supermercados Corvo e a colaboração das Juntas de Freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações e comércios locais.