Exercício Público Nacional - A TERRA TREME

Proteção Civil

No próximo dia 13 de outubro, pelas 10h13, realiza-se um exercício público, com o objetivo de sensibilizar e capacitar cada um de nós a agir em caso de sismo. 

Trata-se de 3 gestos simples, que podem fazer a diferença entre a vida e a morte! O exercício é inspirado numa iniciativa análoga norte-americana – o ShakeOut. A iniciativa A TERRA TREME tem a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas) executam os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR.

Este exercício é um ato de cidadania e reclama o empenho e o envolvimento de todos, preparando uma sociedade mais resiliente para enfrentar o risco sísmico. 

Todas as informações relativas ao exercício podem ser consultadas em http://www.aterratreme.pt/

Recorda-se ainda que no dia 13 de outubro se assinala também o Dia Internacional de Redução das Catástrofes, que este ano tem como tema central “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”, sendo que mais informação pode ser consultada em http://www.unisdr.org/2017/iddr/.