Mais de uma centena de crianças usufruiu das Férias Ativas de verão

Cultura
Educação

Terminaram as Férias Ativas de verão. Foram 13 semanas de novas experiências, aventuras, conhecimentos e muitas emoções para mais de uma centena de crianças e jovens castromarinenses. O programa ofereceu uma série de atividades desportivas, socioculturais e recreativas, promovendo o convívio e a redescoberta de práticas juvenis diferenciadoras, úteis e salutares, de forma gratuita, mobilizando crianças entre os 6 e os 15 anos.

Em 2019, o Município de Castro Marim desenvolveu um programa enriquecido de atividades inovadoras, com enfoque nos recursos naturais do território e na cultura local, procurando sensibilizar e promover uma atitude empreendedora enraizada no património do concelho. Destacaram-se neste campo, a realização de atividades nas salinas tradicionais, nomeadamente de extração de sal e flor de sal, aproveitando este período da safra. O folclore tradicional, com a colaboração da Casa do Povo do Azinhal é outra das áreas exploradas nesta edição.

A importância de uma alimentação saudável e equilibrada continuou a ser trabalhada nas hortas biológicas, e a Estação das Artes, em São Bartolomeu, foi um dos palcos da criatividade, com atividades de tecelagem e artes gráficas. À semelhança das edições anteriores, as crianças e jovens participam em workshops de ciência, laser tag, arco e arborismo, idas à praia, visitas lúdico-culturais, yoga do riso, jogos tradicionais, golfe e ateliers criativos, entre muitas outras.

O programa prestou num apoio fundamental aos pais e encarregados de educação, numa altura do ano em que escasseiam as ofertas não formais, confiando os tempos livres dos seus educandos a um projeto educativo, dinâmico e idóneo.

De salientar que o programa Férias Ativas de verão foi organizado de forma meritória pelos serviços técnicos da autarquia num período especialmente difícil, considerando as vicissitudes relacionadas com a internalização de serviços da empresa municipal e o período em que a Câmara Municipal esteve a ser gerida por uma Comissão Administrativa.  

Mais imagens sobre esta notícia: