Neste NATAL não o deixe para trás! Ele não o faria consigo.

Educação

Nas viagens - Com a aproximação da época natalícia muitas pessoas viajam ao encontro das suas famílias e amigos. Nestas situações, antes de efetuar a sua viagem deve procurar um alojamento de destino que permita animais de estimação, ou se não tiver condições para o levar consigo, procure encontrar alguém (familiar, amigo, pet sitter) ou um alojamento (ex. hotel canino) que possa garantir o acompanhamento e os cuidados necessários.

Um novo membro da família - Sendo o Natal o momento de dar e receber, tenha também a consciência de que a decisão de comprar ou adotar e oferecer animais de companhia não deve ser tomada de forma precipitada ou por impulso. Assim, quando pensa acrescentar um amigo patudo à família, quer a pedido dos mais pequenos, ou para presentear alguém (amigo ou familiar), deve ter a noção da responsabilidade que está a assumir, já que o compromisso e deveres que advêm deste novo membro são dispendiosos e exigentes em termos de tempo e cuidados diários.

Todos sabemos que a “magia” do natal se desvanece com o passar do tempo e muitas vezes os “presentes patudos” passam a ser um problema por exigirem uma atenção contínua e causarem danos materiais lá em casa, o que motiva muitos “donos” a abandonar os seus animais de estimação em associações ou mesmo na rua, onde acabam por morrer ou por se reproduzir, contribuindo para o aumento da população de animais abandonados nas ruas.

Quando pensa em acolher um novo membro na família, quer por adoção ou aquisição, deve ter em conta as necessidades específicas da espécie (espaço adequado) e as condições logísticas e financeiras ( cuidados veterinários e deveres perante a lei). É um compromisso para a vida.

Se está preparado para oferecer um lar cheio de amor e conforto, lembre-se de passar no canil/gatil do concelho e dar aos nossos animais abandonados a alegria de uma nova casa e de uma nova família. Se, por outro lado, estiver a pensar em adquirir uma raça em específico, lembre-se de escolher um criador certificado, que tenha os animais em condições dignas e de bem-estar animal. Contribua para impedir os negócios paralelos e o tráfico de animais.

Neste natal, se quiser viajar ou oferecer um animal de estimação: Pense! Pondere! Seja Responsável!

Não existe política de devolução para os seres vivos, um animal de estimação é um amigo para a vida. 

Que seja um FELIZ NATAL para ambos!