Neste Natal, Ofereça Castro Marim

Patrimónios
Turismo

“Ofereça Castro Marim”, é o nome da campanha promovida pelo Município de Castro Marim, com o objetivo de incentivar o consumo de produtos locais e o recurso aos mercados de proximidade. Ao alcance de um click, em www.castromarimlocalmarket.com, encontra os melhores sabores, os saberes impressos no artesanato local, os aromas, as texturas, as cores e até as sonoridades que se cruzam e se interligam nesta que é conhecida pela “Terra com História”, mas também por ter o “melhor sal do mundo”.

“É uma estratégia de sustentabilidade económica que não começou hoje, mas que ganhou espaço e robustez neste contexto da pandemia, uma vez que os cuidados e as regras para evitar os contágios nos obrigaram a rever hábitos e comportamentos de consumo”, realçou a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, referindo-se à plataforma de vendas online.

Mas para quem estiver perto, e quiser conhecer ao vivo e a cores a vila raiana, o Mercado Local de Castro Marim tem as portas abertas todos os dias, das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30. Albergando ainda o Posto de Turismo, é o ponto de partida ideal para conhecer o território e também o sítio perfeito para conseguir as tradicionais lembranças de viagem. À venda encontra o sal e a flor de sal de vários produtores castromarinenses, artesanato (cestaria, bilros, etc), mel e doces, temperos, conseguidos através da mistura de ervas do território do Baixo Guadiana, conservas de fabrico artesanal, espirituosas aguardentes algarvias, como as de figo e de medronho, doçaria, queijos, enchidos, sabonetes, entre muitos outros artigos que expressam a identidade e o orgulho castromarinense.

E se quiser surpreender alguém neste Natal, o Mercado Local oferece-lhe agora o serviço do “Amigo Secreto”, através do qual pode enviar, anonimamente, um dos produtos à venda, ou até uma das nossas giftbox.

Com as dificuldades inerentes aos pequenos negócios, em termos de visibilidade e promoção, a agregação de vários produtores e artesãos num só espaço, físico e virtual, apresenta também novas oportunidades, quer na salvaguarda de técnicas artesanais ancestrais, quer no escoamento da produção, internacionalizando e aumentando exponencialmente o público das suas vendas.

Neste Natal, compre local. Ofereça Castro Marim <3