Odeleite, Aldeia Presépio

Cultura

Odeleite, já conhecida como a ‘aldeia florida’ e uma das mais belas paisagens do concelho de Castro Marim, é agora também chamada de aldeia presépio, por promover uma das mais fiéis e belas recriações do nascimento de Jesus. Nos dias 16 e 17 de dezembro, mais de 50 figurantes trajados à época, artesãos e produtores do concelho vão estar no Presépio Vivo de Odeleite.

Um mercadinho, com os afamados e deliciosos produtos locais, como o mel, os frutos secos e a doçaria tradicional desta época festiva, vai estender-se pelas ruas da aldeia, onde também haverá espaço para muita animação musical. Canções, cânticos, teatro e danças alusivas ao Natal vão dinamizar os dois dias da recriação. Por aqui vão passar as melodias trazidas pelo Grupo do Centro Infantil de Odeleite, o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro, o Grupo de Cantares das Janeiras de Odeleite e a Associação Artística Satori.

A organização promove, para miúdos e graúdos, um vasto conjunto de atividades. Os mais pequenos poderão experimentar passeios de burro, participar em jogos tradicionais e ainda “meter a mão na massa”, nos ateliers de pão, que decorrem na Casa de Odeleite, um dos polos culturais do concelho e espaço de dinamização da aldeia.

Numa época que pede mais calor, no domingo, junto à fogueira de Natal, os visitantes são convidados a apreciar um quente e reconfortante caldo verde.

A Aldeia Presépio é uma organização da Associação Social da Freguesia de Odeleite em colaboração com os artesãos e produtores do concelho e o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e da Câmara Municipal de Castro Marim.