Os desafios da Maternidade em tertúlia

Cultura

Os desafios da maternidade estiveram ontem em tertúlia na Biblioteca Municipal de Castro Marim, uma iniciativa que assinalava o Dia da Mãe, organizada no âmbito do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida».

“Aqui entre Mães, que ninguém nos ouve”, foi o mote para esta conversa conduzida pela vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, pela médica e coach Isa Frazoa e pela enfermeira Patrícia Jerónimo. A abertura contou com a especial participação de Fátima Valentim, autora dos livros infantis “Pomba Lina” e “À Procura da Liberdade”, que declamou um poema escrito por si, enquanto mãe e, agora, colaboradora do município, acompanhada à guitarra pelo músico Nelson Ramiro.

Os desafios da maternidade ao longo dos tempos, bem como a saúde mental, a valorização e cuidado pessoal, foram algumas das temáticas abordadas, com ênfase sobre o posicionamento feminino enquanto trabalhadora e enquanto mãe. A mudança de paradigma do modelo familiar e da parentalidade também foram amplamente debatidos, numa plateia que reunia mães de várias gerações e mães há várias gerações, a maior parte já avós.

Contribuir para uma salutar troca de ideias sobre as diferentes dinâmicas, sobre a vivência da maternidade em diferentes circunstâncias e gerações e sobre as transversais emoções e sentimentos do que é ser mãe, foi o principal objetivo da tertúlia.

Esta é uma iniciativa do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.