Parcerias que dão frutos | Algharb.Come @Mercado de Altura

Turismo

O Mercado de Altura foi, no passado sábado, o palco escolhido para a apresentação da iniciativa “Sentir o Património”, do projeto AlGharb.Come, promovido pela Associação Juvenil Backup. A dieta mediterrânica, o fado e o flamenco juntaram-se à mesma mesa, numa simbiose de patrimónios que, são, no fundo, a “alma algarvia”.

Com uma dinâmica de sucesso, que passa pelo envolvimento de vários parceiros e colaboradores e pelo encontro de ideias diferentes, o projeto AlGharb.Come visa desenvolvimento turístico do Baixo Guadiana, inspirado nas raízes culturais do território e de Andaluzia.

Numa resposta aos desafios do turismo desta região transfronteiriça, o projeto AlGharb.Come apresentou o “Showcooking.Gastronómico”, pelo chef David Domingues, do Praia Verde Boutique Hotel, e com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, mas misturou-lhe mais ingredientes. À “mesa algarvia” juntaram-se a cultura, na voz da fadista Nádia Catarro (Associação de Fado do Algarve), o património, representado na escolha do mercado, espaço público de referência quando se procura autenticidade local, e a comunidade local, o ingrediente topo deste evento. Patente esteve também a exposição da BIOCOTradition, que nos faz viajar a uma tradição proibida nos finais do século XIX.

O Município de Castro Marim assumiu-se parceiro desta associação de jovens pela temática e pertinência do projeto para Castro Marim, no âmbito da sua política cultural, mas também porque é um impulso à ação da juventude.

AlGharb.Come é um projeto financiado pelo programa Cultural 365Algarve e é promovido pela Associação Juvenil BACKUP, tendo como principais parceiros a Câmara Municipal de Castro Marim e Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Associação ODIANA, Associação de Fado do Algarve e Associação INloco. Destaca-se ainda o patrocínio da DOCAPESCA e da Sociedade Pescas Pelágicas de VRSA.