Praia de Altura recebeu a etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo

Desporto

O Triatlo de Altura, disputado este fim-de-semana, trouxe à região algarvia mais de três centenas de triatletas de todas as zonas do país. O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica foram os grandes vencedores da etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo, sagrando-se este último Campeão Nacional de Clubes de Estafetas Mistas.

No primeiro dia da competição disputou-se a 1ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, numa prova onde estiveram presentes os “olímpicos” João Pereira e Miguel Arraiolos, prova com um número elevado de assistência no areal da praia de Altura.

Helena Carvalho, do Sporting Clube de Portugal, liderou os 750m de natação no 1º segmento da prova, mas a vencedora viria a ser Melanie Santos do Sport Lisboa e Benfica, que era à partida a grande favorita à vitória. A britânica Hannah Kitchen foi segunda classificada e a jovem cadete Gabriela Ribeiro (Alhandra Sporting Club) fechou o pódio da prova feminina.

Na vertente masculina, João Pereira foi o primeiro a cortar a meta final e Miguel Arraiolos, colega de equipa no Sport Lisboa e Benfica, foi o segundo classificado, ficando no último lugar do pódio o atleta Duarte Brás, do Olímpico de Oeiras.

Em termos coletivos, a vitória feminina da primeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi conquistada pelo Sporting Clube de Portugal e a masculina pelo Sport Lisboa e Benfica.

Ainda no sábado, teve lugar uma prova aberta, destinada a todos os interessados. A competição, composta por uma prova de triatlo - 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida -, foi vencida por Alexandre Montez, do Rio Maior Triatlo, e por Rita Coelho, do Louletano Triatlo.

No domingo, foi a vez de disputar o Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Mistas. Foram vagas de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida, numa prova ganha pela equipa do Sport Lisboa e Benfica, apurando-se, desta forma, para o Campeonato Europeu de Clubes. De realçar a presença de Vanessa Fernandes, que assinalou, desta forma, o retorno à nossa modalidade.

O Triatlo de Altura foi um evento organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim e pela Federação de Triatlo de Portugal e objetiva incrementar a atividade desportiva no município e mostrar o enorme potencial desportivo do concelho.