“Provérbios Ilustrados” em exposição na Casa do Sal até abril

Patrimónios

Foi ontem inaugurada a nova exposição da Casa do Sal, “Provérbios Ilustrados”, uma organização da AIP (Associação Internacional de Paremiologia) com a colaboração da ilustradora Ana Paula Nunes.

Especial presença nesta abertura foi a do Professor Rui Soares, presidente da AIP, que conduziu os presentes numa visita pela exposição, explicando o significado de cada um e a sua origem e realçando a importância da valorização desta herança cultural, tão carregada de sabedoria.

O presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e Filomena Sintra, estiveram também na inauguração, distinguindo as iniciativas da AIP no conhecimento da cultura e tradições portuguesas e da correlação que existe neste contexto paremiológico com outros países do mundo. Reforçaram ainda o compromisso do município de Castro Marim com a cultura, patente na aposta de uma programação cultural sólida e dinâmica, que não se restringe à época estival.

Ditos populares que usamos quotidianamente, os provérbios são usados para transmitir conhecimentos sobre a vida, muitas vezes metaforicamente mas com um forte sentido lógico. Exemplos disso são os provérbios sobre o SAL, ainda não ilustrados, que integram a exposição. O repto foi lançado a todos os interessados, para que se inspirem e deem corpo aos provérbios com ilustrações, que serão depois integradas na mostra e que poderão também vir a integrar uma publicação em livro, realizada após o término do evento. A sabedoria popular portuguesa, que desde sempre presta imensos atributos ao sal, funde-se assim também com a história, a cultura e o quotidiano castromarinense, intrinsecamente ligado à atividade salineira.

“Provérbios Ilustrados” é uma exposição promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, pelo Município de Castro Marim e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e estará patente na Casa do Sal até ao dia 15 de abril, visitável todos os dias, entre as 10h-13h e as 14h-18h.