“Respirar Liberdade” assinalou 25 de Abril em Castro Marim

Cultura

Depois de um ano de “asfixia”, provocada pela pandemia COVID-19, Castro Marim comemorou ABRIL desde a serra até ao mar. “Respirar Liberdade”, foi o repto lançado pela autarquia de Castro Marim, ao qual responderam 200 pessoas, que traduziram a sua participação com alegria, partilhando os seus momentos a caminhar, saltar, correr ou até nadar.

Sendo a música a marcar o arranque da Revolução dos Cravos há 47 anos, é sempre da música o lugar especial das celebrações de Abril. Em Castro Marim, o destaque foi para o concerto online de Pedro Jóia, na apresentação do seu novo álbum “Zeca”, um dos mais conceituados guitarristas portugueses num tributo a dos maiores nomes da música nacional, Zeca Afonso. Mas o dia foi marcado por outros momentos musicais. O hastear da bandeira com a Banda Musical Castromarinense abriu as comemorações, seguindo-se a declamação do poema “Liberdade”, de Miguel Torga, pela voz de uma criança da escola de Castro Marim, e a tradicional Largada de Pombos. O “Música na Praça” promoveu vários apontamentos musicais durante o resto do dia, levando artistas do território às principais localidades do concelho, em simbólicas e curtas atuações. Todos estes momentos foram transmitidos em direto no facebook da autarquia (www.facebook.com/municipio.castromarim).

Foram respeitadas as contingências ainda vigentes, sendo permitido que se juntassem apenas pessoas do mesmo agregado familiar, mas assinalou-se o regresso da cultura e da vida em comunidade, momentos memoráveis após largos meses de confinamento.

Também a Bibliomóvel assinalou o 25 de Abril, na sua missão de levar livros e música às populações mais isoladas. Durante toda a semana, a equipa distribuiu cravos e poemas de liberdade e partilharam-se histórias e memórias da ditadura e da revolução que mudou o rumo de todas as vidas em Portugal.

Abril continua a chegar às povoações mais isoladas de Castro Marim durante na próxima semana, com a iniciativa “A Música Bate à Porta”, do projeto CLDS 4G “Castro Marim (COM)Vida”, que leva dois acordeonistas a percorrerem as ruas dos montes com tradicional música portuguesa. O programa previsto para hoje foi cancelado devido à imprevisibilidade meteorológica.

Mais imagens sobre esta notícia: