Testagem COVID-19 em Castro Marim deteta casos positivos

Saúde

Testar para parar o vírus, é o mote desta iniciativa iniciada no passado fim-de-semana pela Câmara Municipal de Castro Marim. Preocupada com o grande incremento da COVID-19 no concelho, que chegou a registar os números mais preocupantes da região algarvia, a autarquia decidiu avançar com o rastreio a toda a população, com o objetivo de quebrar as cadeias de transmissão.

Num concelho com menos de 7 mil habitantes, cerca de 800 pessoas inscreveram-se logo para esta primeira ação, em que foram detetados alguns casos positivos à COVID-19, imediatamente contactados e acompanhados pelo delegado de saúde local, Dr. Mariano Ayala, que se responsabilizou pela supervisão técnica e científica de toda a iniciativa, seguindo as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

Foram dezenas de voluntários, dando novamente corpo à campanha “O Amor Acontece”, uma iniciativa lançada pela autarquia castromarinense há um ano, que pretendia precisamente “assumir o amor na causa pública e despertar para os efeitos benéficos da partilha de afetos na construção de uma sociedade mais feliz. Quer no serviço público, quer no exercício político, estão pessoas com a vontade e a predisposição para servir uma comunidade, um concelho, uma região ou um país”.

As próximas ações de rastreio estão previstas para se iniciarem já durante a semana, nas aldeias do Azinhal e Odeleite, mas ainda estão sujeitas a confirmação. No fim-de-semana o rastreio desdobra-se entre Altura e Castro Marim. A marcação prévia é obrigatória e deverá ser realizada através do email biblioteca@cm-castromarim.pt ou dos contactos: 281 510 747 ou 281 510 778 (9h-17h) e 961 743 222 (9h-20h). Segue-se depois para a testagem em povoações mais isoladas através da Unidade Móvel de saúde. Continuam a excluir-se dos testes as crianças até aos 10 anos, pela dificuldade da colheita da amostra, e as pessoas vacinadas ou que já passaram a doença, dado que estão imunes.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, reitera o agradecimento e reconhecimento a todos os voluntários que contribuíram para o sucesso desta ação, desde os médicos dentistas e mentores Pedro Ribeiro e Ricardo Pereira, enfermeiros, higienistas, farmacêuticos e outros técnicos de saúde, elementos da Proteção Civil Municipal, funcionários da autarquia e outras pessoas que quiseram juntar-se ao movimento, que se disponibilizaram e que se formaram em horário pós-laboral para dar corpo a esta iniciativa pioneira no país.

A Câmara Municipal de Castro Marim sublinha também o apoio imprescindível da empresa informática Algardata e a orientação técnica do Algarve Biomedical Center, com inúmeras horas de trabalho em backoffice que permitiram que o profissionalismo e a organização patenteassem toda a iniciativa.